Pesquisador inventa pílula para ‘enganar’ corpo e perder peso
Publicado: 06/01/2015, 11:02

Pesquisadores do Instituto Salk, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova substância capaz de enganar o organismo e levar à perda de peso, além de melhorar condições de saúde e combater a obesidade. A fexaramina funcionou em testes com camundongos e os cientistas pretendem agora experimentar a substância com humanos. O composto recebeu o apelido de ‘pílula da refeição imaginária’.
Além de queimar gordura, o composto reduziu a pressão sanguínea, colesterol e os níveis de açúcar no corpo dos ratos, permitindo o controle do diabetes. Segundo reportagem do jornal O Globo, a principal diferença da fexaramina para outros remédios disponíveis no mercado é que ela não penetra na corrente sanguínea e fica apenas no aparelho digestivo, diminuindo assim os efeitos colaterais.
Ronald Evans, diretor do Laboratório de Expressão Gênica de Salk e coordenador da pesquisa publicada na revista ‘Nature Medicine’, explica que a pílula funciona de fato como uma “refeição imaginária”. “Ela manda os mesmos sinais que normalmente ocorrem quando a pessoa come uma grande quantidade de alimentos, de modo que o corpo começa a abrir espaço para estocá-los. Mas não há calorias nem mudanças no apetite, então, consequentemente, há perda de peso”, destaca.
A substância ativa uma proteína chamada receptor farensoid X (FXR), que controla a liberação de ácidos do fígado, a digestão do alimento no estômago e o estoque de gorduras e açúcares. Enquanto outras drogas contra a obesidade bloqueiam a absorção de gordura, o composto desenvolvido pelo Instituto Salk queima o excesso. O laboratório de Evans trabalha há 20 anos com o FXR, mas há outros centros de pesquisa que também estão estudando drogas com função parecida.